COVID-19: saiba como fazer sua parte!

27.03.2020

Juntos, podemos vencer! Esse é o lema da Mais Previdência diante da pandemia de Covid-19 que enfrentamos atualmente. Por isso, desde o último dia 18, suspendemos o nosso atendimento presencial em consonância com as recomendações e diretrizes repassadas pelo Ministério da Saúde e outras autoridades estaduais e municipais brasileiras. A medida teve como principal objetivo preservar a saúde e a integridade de todos os nossos participantes, colaboradores e a sociedade em si. Porém, acreditamos que, em decorrência do constante aumento de casos de Coronavírus em Minas Gerais e em todo o Brasil nos últimos dias, podemos e devemos fazer mais.

Em nossa marca, carregamos o slogan de que a nossa entidade é para todos os momentos da vida. E é inspirados nessa nossa missão e responsabilidade perante os nossos participantes que fazemos questão de lhe ajudar a fazer a sua parte nessa batalha que devemos enfrentar juntos. Por isso, por meio de entrevista com o médico clínico geral e CEO da Clínica Penchel Lucas Penchel, lhe oferecemos, abaixo, informações completas sobre o Covid-19, com ênfase nas melhores práticas de prevenção.

Leia com atenção e, se puder, recomendamos que compartilhe com seus familiares, amigos e outros conhecidos.

Ressaltamos que os cuidados devem ser redobrados com aqueles que são classificados como grupo de risco que, conforme o médico Penchel, são “grávidas, idosos (acima de 60 anos), pessoas com problemas de coração, hipertensão, diabetes e/ou em tratamento de câncer e fumantes. As complicações, bem como a taxa de mortalidade nesse grupo, é maior do que as demais. Além dos cuidados habituais, essas pessoas precisam se atentar para uma distância razoável quando em contato com outros indivíduos e não compartilhar objetos como toalhas de rosto, copos e talheres em casa. É preciso ressaltar que a doença não é muito comum em crianças e adolescentes”, alerta.

O que é o Covid-19?

Segundo Penchel, o “Covid-19 é uma doença provocada pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2). Pertencente à família de vírus intitulada Coronavírus, essa nova variação causa problemas respiratórios em seus hospedeiros. A linhagem desse grupo de vírus possui diversos integrantes, alguns atingem os humanos e outros agem em animais. O nome Covid se refere aos termos Corona Virus Disease ou Doença do Coronavírus. Já o 19 possui ligação com o ano de 2019, que foi o momento em que surgiram os primeiros casos dessa nova doença em Wuhan, na China”, explica.

Como o Covid-19 é transmitido?

Penchel esclarece que “o Covid-19 é uma doença infectocontagiosa altamente transmissível. A contaminação pode ocorrer por meio da aspiração de gotículas de saliva dispersas no ar e liberadas por meio do espirro, tosse ou fala. E também pode acontecer pelo contato com pessoas infectadas e ainda por objetos e superfícies contaminadas por tais secreções. O raio de contaminação é de cerca de 1 metro”, destaca.

Por quanto tempo o Covid-19 sobrevive em superfície ou objeto?

O médico pontua que “dependendo da situação, o vírus consegue sobreviver por horas ou até dois dias fora de um hospedeiro, solto em uma superfície ou objeto. Para exemplificar, se alguém que possui o vírus entrar em um estabelecimento espirrando ou passar a mão em um local e não for limpo corretamente, o Covid-19 pode permanecer ativo para a contaminação em novo corpo por dois dias”, informa.

Em quanto tempo a doença se manifesta?

De acordo com Penchel, “o novo Coronavírus possui um período de incubação longo. Ou seja, a pessoa pode estar com o vírus no corpo e não manifestar os sintomas em um período médio de 5 dias, podendo chegar até 12 dias. Nesse intervalo, o vírus pode continuar contaminando outras pessoas, o que torna a situação ainda mais perigosa”, enfatiza.

Quais são os principais sintomas?

O médico detalha que “os sinais da contaminação pelo novo Coronavírus são problemas respiratórios, semelhantes a um resfriado. Febre, tosse e dificuldade para respirar são os sintomas mais característicos da doença. Porém, vale ressaltar que, em pessoas consideradas grupos de risco, esses indícios são mais intensos, podendo levar a casos de pneumonia e até óbito”.

Como é feito o diagnóstico?

“O diagnóstico do COVID-19 é feito por meio de um teste de biologia molecular padronizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) capaz de detectar o RNA viral. O teste consiste na coleta de secreções da nasofaringe, orofaringe ou da fossa nasal. Duas amostras são coletadas e enviadas para análise a fim de constatar a infecção pelo vírus”, relata Penchel.

O que fazer se tiver com suspeita de Covid-19?

O médico orienta que “de modo geral, ficar em isolamento, repouso e consumo de bastante água para o alívio dos sintomas. Caso o paciente apresente um quadro clínico mais avançado e caracterizado por febre alta, que não abaixa mesmo com o uso de medicações, e falta de ar, aí sim é aconselhável que procure pelos serviços de saúde”.

Pronto, agora, esperamos que você não tenha mais dúvidas sobre o que é o Covid-19, assim como sua forma de transmissão, sintomas e procedimentos adequados, caso esteja com suspeita de ter sido infectado (a).

Entretanto, salientamos que tão quão importante se informar sobre a pandemia que enfrentamos, também é essencial saber o que fazer para evitar ter a doença. Afinal, sempre é melhor prevenir do que é remediar, não é mesmo?!

Pensando nisso, também pedimos que o médico clínico geral Penchel desse dicas de prevenção especialmente para você participante da Mais Previdência. Confira, abaixo:

Em 1º lugar:

Dicas de prevenção contra à pandemia de Covid-19

Dicas de prevenção contra à pandemia de Covid-19

Dicas de prevenção contra à pandemia de Covid-19

Quer saber mais? Então, basta acessar os links abaixo com informações oficiais sobre a pandemia que separamos para você.

 

Governo Federal

https://coronavirus.saude.gov.br/

https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus

https://saude.gov.br/contratos-coronavirus

Governo Estadual

https://saude.mg.gov.br/coronavirus

https://saude.mg.gov.br/component/gmg/stories

https://www.instagram.com/saudemg/

 Prefeitura de BH

https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/informacoes-sobre-coronavirus-covid-19

https://prefeitura.pbh.gov.br/saude

https://www.instagram.com/prefeiturabh/